Pesquisar
Close this search box.

Produção Industrial Brasileira Fecha 2024 com Crescimento de 3,1%

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

A produção industrial brasileira cresceu 3,1% em 2024, alcançando o terceiro melhor resultado dos últimos 15 anos, segundo o IBGE. O avanço foi impulsionado pelo aumento do emprego, da massa salarial e do consumo das famílias, refletindo um cenário positivo para o setor. Dos 25 segmentos analisados, 20 apresentaram crescimento, demonstrando uma recuperação ampla e consistente.

No entanto, a indústria registrou três meses seguidos de retração no último trimestre do ano, acumulando uma perda de 1,2%. Esse movimento foi influenciado pela alta da inflação, valorização do dólar e aumento da taxa Selic para 13,25%, fatores que reduziram o poder de compra das famílias e encareceram o crédito para empresas e consumidores.

Para 2025, o setor enfrenta desafios, como a necessidade de maior confiança empresarial e a busca por investimentos em inovação e produtividade. Apesar das dificuldades, a indústria segue em busca de estabilidade e crescimento, com expectativas de novas oportunidades no mercado.

Apesar da atuação horrorosa do Banco Central com aumentos sucessivos da taxa de juros e da pressão maligna do tal mercado financeiro, que elevou o dólar para mais de 6 reais, a indústria brasileira sobreviveu e teve o melhor resultado em 15 anos, imagina como seria se o mercado e o Banco Central jogasse a favor o Brasil? Precisamos pressionar o BC para reduzir a taxa de juros e Governo já conseguiu fazer o dólar baixar para menos de 5,80, com perspectiva de queda.

📌 Como você enxerga o cenário para a indústria este ano? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima