Pesquisar
Close this search box.

SEAAC participa de atos pela redução da alta taxa de juros no País

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Um protesto popular formado por centenas de trabalhadores, além de centrais sindicais, movimentos sociais e sindicatos tomou as ruas de cidades pelo País, na última terça-feira (21), pela redução da taxa básica de juros (Selic) aplicada pelo Banco Central (BC).

Em São Paulo, o movimento contou a participação do SEAAC, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, NCST, CSP Conlutas, Intersindical, A Pública, entre outros. Movimentos sociais, como o Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular também marcaram presença. O ato se concentrou na avenida Paulista, em frente ao prédio do BC.
A principal reivindicação do movimento foi a queda da taxa básica de juros (Selic) praticada pelo Banco Central (BC), que atualmente está em 13,75% ao ano. O que, segundo o movimento, tem paralisado a economia e impedido o país de crescer, de gerar mais empregos formais e de distribuir renda e facilitar o acesso ao crédito.

O protesto também cobrou a participação da classe trabalhadora no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), por entender que, dessa forma, seria possível reduzir a sonegação de empresas e realizar a aplicação dos recursos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais, como o Bolsa Família.

O ato pediu ainda a saída do atual presidente do BC, considerado aliado do ex-presidente Bolsonaro. Hoje, o BC possui autonomia e independência, o que dificulta a participação do governo federal nas decisões.
 Outros protestos, como o ocorrido em São Paulo, foram registrados em cidades como Fortaleza, Recife, Salvador, Belém, Curitiba e no estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima