Em uma organização, o capital mais importante é o ser humano. São pessoas de várias culturas, tradições, formações, naturezas e educações convivendo e vivendo juntas. A comunicação, portanto, é fundamental para o relacionamento e o desenvolvimento das atividades. Nesse cenário, então, devemos respeitar as diferenças existentes, já que muitas vezes passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossos familiares.
É muito comum, também, encontrarmos divergências que fazem o funcionário ser menos produtivo por se preocupar mais com o outro do que com o seu trabalho. Em relação à segurança e meio ambiente é de suma importância que, além do respeito das normas e padrões da empresa, saibamos respeitar o próximo.
Ter um ambiente de trabalho salubre é ter harmonia em tudo o que se faz e cuidar dos demais funcionários; seja quando entra um novato, ensinando o que é necessário para praticar sua atividade, seja com aquele que está desatento para alertá-lo do perigo ou dos problemas, ou seja, com aquele que irá trocar experiências no dia a dia.
Vejam algumas dicas: Seja cordial com todos, respeite o próximo, chame-o pelo nome, fale as palavras mágicas “por favor” e “obrigado”, respeite as normas internas, não faça divisão das pessoas, colabore com o que puder, faça o seu melhor, não olhe para os defeitos dos outros, corrija os seus.
Vá para o local de trabalho como um lugar de promoção e não simplesmente de bater o cartão, fazer todos os dias a mesma coisa e voltar para casa sem qualquer sentimento de realização.
Marcos Antonio Escorse
Diretor Secretário do SEAAC